Desenvolvimento Generalizável - Celso Waack Bueno

Desenvolvimento Generalizável - Celso Waack Bueno

R$ 32,00
. Comprar  

Sinopse

Após chegar ao topo da carreira como assessor de desenvolvimento para a Organização das Nações Unidas, onde supervisionava projetos da entidade em toda a América Latina e África, o professor Celso Waack Bueno passou a dedicar-se aos estudos teóricos sobre o tema, que avaliava a partir de suas experiências empíricas no Brasil e no mundo. Como professor, foi ampla e sistematicamente homenageado por seus alunos, que até hoje o recordam como alguém que lhes abriu novas perspectivas sobre a economia internacional. Assim, elaborou uma visão pessoal e muito crítica sobre a questão do desenvolvimento, da economia internacional e das trocas comerciais.

Este livro trata a contradição entre a compulsão ao crescimento e os limites ao crescimento. Não vivemos na atualidade uma crise conjuntural, mas o ocaso de um processo de concentração e acumulação, que encontra agora os limites do globo terrestre. O desenvolvimento se baseia em diversas formas de acumulação, especialmente de conhecimentos, porém pode ser feito de forma social e ambientalmente equilibrada.

Mas o que o ser humano vem praticando é uma forma de acumulação concentradora, resultante de uma causação circular entre a apropriação crescente de recursos naturais e humanos, e o aumento de poder, processo que nunca foi e nunca será sustentável.

E é esse processo, essencialmente desequilibrado, que tem sido entendido como desenvolvimento. Apropriam-se crescentemente recursos naturais e humanos em todo o mundo, para sustentar a acumulação concentradora - que gerou e mantém as economias de desperdício – sem levar em conta que os recursos naturais são finitos e se encontram já em fase de esgotamento. Também não se leva em conta que a maioria da população mundial vem sendo crescentemente excluída dessas economias de desperdício.

Chegamos agora ao limiar de um colapso geral do processo mencionado, o que ressalta a urgência de iniciarmos um diálogo profundo pela reorientação desses mecanismos, convertendo a acumulação concentradora em uma nova dinâmica, que seja social e ambientalmente equilibrada.

• Prazo para postagem:
• Código do produto: 837A03
• Quantidade mínima: 1
Veja também